terça-feira, 18 de junho de 2013

O brasileiro está migrando para o Pós-pago?

O Brasil terminou março de 2013 com 52,7 milhões de pós-pagos, que representavam 19,95% do total de celulares do Brasil.


Nos últimos trimestres o pós-pago tem sido responsável por mais de 65% das adições líquidas de celulares no Brasil.

Diante deste quadro, a questão a ser analisada é se o pós-pago acelerou o seu crescimento, ou se é apenas o pré-pago que está crescendo menos.

O pré-pago passa por uma fase de ajuste da base por parte das operadoras que levou a uma redução nas adições líquidas trimestrais.


A Vivo reduziu o prazo para desligamento de pré-pagos inativos e apresentou adições líquidas negativas (-865 mil) neste segmento no 1T13. Idem na Oi (-87 mil). A liderança em adições líquidas no trimestre ficou com a Claro (723 mil), seguida pela TIM (648 mil).

A situação é diferente no Pós-pago. As adições líquidas no 1T13 foram 14% maiores que as do 1T12. Este pode ser um indicador de que está se acelerando a migração de usuários de pré-pago para os planos controle do pós-pago.



Outro fator que pode estar contribuindo para o crescimento do pós-pago é o crescimento da utilização de terminais de dados banda larga e M2M, que totalizaram adições líquidas de 651 mil terminais no 1T13, sendo 426 mil M2M. O crescimento nestas adições líquidas foi, no entanto, pequeno em relação ao 1T12 (612 mil).

O crescimento das vendas de smartphones é mais um fator a incentivar a migração para planos pós-pagos em combinação com a compra de conteúdo e aplicativos.

A Vivo liderou em adições líquidas de pós-pago em 2012 e repetiu o resultado no 1T13.



A Vivo liderou também em adições líquidas de terminais de dados no 1T13 (320 mil), seguida pela Claro (246 mil), Oi (49 mil) e TIM (-83 mil).


Diante deste quadro pergunta-se:
O brasileiro está migrando para o pós-pago?
O que está influenciando mais o crescimento do pós-pago? Planos controle ou terminais de dados?
A popularização dos smatphones vai influenciar fortemente a migração de pré para pós-pago?
Como a migração dos clientes da Nextel para o Celular pode influenciar este quadro?
O pré-pago vai voltar a crescer mais que o pós-pago em 2013?
Como diminuir o churn de pré-pago no Brasil?

Fonte: Portal Teleco:
http://www.teleco.com.br/comentario/com520.asp
19/04/2013

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